![](https://sigmapublicidade.com.br/sgm/wp-content/uploads/2023/10/2023.sigma_site_30.10.2023.png)
Maximizando Resultados: Os Benefícios do Marketing Digital para Negócios Físicos
outubro 31, 2023![](https://sigmapublicidade.com.br/sgm/wp-content/uploads/2024/09/img001-150x150.jpeg)
SUPER PROMOÇÃO DE CARTÕES DE VISITA 4X4 CORES A PARTIR DE R$ 110,00
setembro 17, 2024Olá, sou Fabiano Santos e trabalho na Sigma Publicidade. Hoje como tema para esta pequena “palestra” resolvi trazer o Google Analytics ou atualmente o GA4. O que é e para que serve isso? Neste texto falarei de forma resumida sobre essa fantástica ferramenta e o que ela pode fazer pela sua empresa. A definição do próprio Google é:
O Google Analytics é uma plataforma que coleta dados nos seus apps e sites para criar relatórios sobre sua empresa.”
Vamos começar imaginando uma papelaria onde se vende produtos escolares, produtos para decopagem, artes e demais consumos de armarinhos. Muito bacana não é? Essa papelaria começou em um bairro qualquer de uma cidade qualquer e como tempo foi ganhando a clientela local e chamando a atenção de pessoas fora de sua área geográfica de alcance. Começaram a vir pessoas de outros bairros e de outras cidades para comprar seus produtos que eram de excelente qualidade e tinham um preço justo. A papelaria também se preocupava com o seu atendimento e aí resolveram explorar o vasto território da Internet. Contrataram um web designer que projetou e montou para eles um e-commerce onde eles vendiam para toda a região os produtos de seu estoque. Dado um dia, um dos filhos perguntou a pai se ele sabia de onde vinham os clientes e qual localidade tinha o maior e menor número de pessoas que compravam deles. O pai ficou sem entender e não teve uma resposta de imediato, mas ele lembrou do mocinha simpática que montou o site deles e ligou para ela. Perguntou se tinha como saber de forma mais fácil quem acessava o site deles, de onde acessava e se tinha como saber a quantidade de pessoas que acessava. A resposta foi, sim! O sr. pode ter todas essas respostas com o Google Analytics, uma ferramenta que conecta seu site através de uma API ao google e retorna todas as informações de acesso com muitos detalhes.
É claro que quando falamos assim, parece muito fácil mas o assunto requer alguma atenção. Primeiro, o Google Analytics é uma poderosa ferramenta de estratégia de dados. Sim, desenhada para que você saiba como utilizar essas informações coletadas para uso estratégico do seu time comercial.
Ela fornece informações precisas como Geolocalização dos acessos, frequência, setores, objetos e outras características que destacam seu site dentro do universo do buscador mais popular. Se levarmos em conta a papelaria, digamos que tenham visto as seguintes informações:
CIDADE | ESTADO | QUANTIDADE |
ALFENAS | MINAS GERIAIS | 17 |
ANDRADINA | MINAS GERAIS | 25 |
URBERLÂNDIA | MINAS GERAIS | 88 |
BELO HORIZONTE | MINAS GERAIS | 289 |
Com base nesses dados, se o pai quisesse investir em anúncios para a papelaria, em qual região ele teria de investir? Muitos diriam que é em Belo Horizonte, mas na verdade, o correto seria entre Alfenas e Uberlândia. Pela lógica, se você está indo bem um região, então quer dizer que está fazendo o marketing certo para eles, o que leva a crer que se algum lugar precisa de investimento é o que tem um média menor de acessos. Nesse caso, Andradina e Alfenas teriam prioridade para investimentos em Marketing. Graças aos dados do Google Analytics toda ação de Marketing ou campanha pode ser melhor direcionada para uma melhor obtenção de resultados.
Quanto se paga por essa ferramenta?
Na verdade, NADA! Seu uso é gratuito assim como muitas outras que irei abordar aqui no nosso Blog. Porém é interessante saber que, ela sozinha não faz o milagre acontecer. É um conjunto intrínseco de elementos devidamente sincronizados e bem configurados que permitem uma melhor coleta de dados por parte do Analytics. Vamos a eles?
- Um domínio registrado.
- O seu “www” precisa estar registrado em algum núcleo de admiistração de domínios de internet. No Brasil é o Registro.br ou NIC.br quem administram esse serviços.
- Uma hospedagem.
- Seja ela gratuita ou paga, é necessário para o registro das DNS’s.
- Um WebSite, e-commerce ou Blog com um SEO configurado e a API do Google Analytics instalada.
- Uma conta no Google para gerenciamento da ferramenta.
Claro que de maneira mais técnica, é preciso um pouco mais que isso, porém o básico é ter esses requisitos para coletar dados essenciais para a sua campanha. Olhe alguns exemplos utilizando a conta da Sigma Publicidade.
![](https://sigmapublicidade.com.br/sgm/wp-content/uploads/2024/05/image-edited-1.png)
Visão do GA4 da
Sigma
Publicidade…
Aqui podemos ver claramente algumas das funções desempenhadas pelo Analytics que é exibir ONDE seu site está sendo visto em relação ao mundo. Onde há atividades e o que estão acessando. Claro que são dados fictícios nesse caso porque cada empresa tem seu modo de administrar essa ferramenta, mas mesmo assim nos dá um panorama bem amplo de como ela é eficaz na hora de montar uma estratégia de Marketing de Avanço.
![](https://sigmapublicidade.com.br/sgm/wp-content/uploads/2024/05/image-2-edited.png)
Quando se tem uma ferramenta de coleta de informações poderosa como essa, é interessante ter em mente que será preciso integrar o seu time comercial a ela. Para quem está no comercial da empresa é muito mais útil ter um norte para ir e levar suas propostas do que simplesmente jogar as opções ao vento e deixar que elas caiam e torcer para converter em venda.
O meu conselho é, que você não deixe para trás a oportunidade de ter essa ferramenta trabalhando para a sua empresa. Se você não sabe ou não tem tempo, contrate uma consultoria, anexe seu site, faça-o aparecer para quem se interessa por seu produto onde ela estiver.
Grande abraço e bons negócios!