Quem é que gosta de receber mensagens de SMS, e-mails, ligações de alguém vendendo alguma coisa? Fala sério, são toneladas de SPAMs por dia que lotam as caixas de mensagens. Hoje os anúncios estão em praticamente tudo. Quantas vezes você não ficou com raiva por estar vendo um vídeo e de repente ele é interrompido por um anúncio totalmente sem nexo? As empresas apenas colocam os anúncios de forma aleatória porque assim, sabem que o expectador irá receber essa mensagem. Algumas vezes é possível cortar, mas outras, arbitrariamente rodam inteira até que o seu vídeo seja retomado. É muito chato quando não se pode cortar a mensagem, mas é a condição deles para que você possa continuar tendo acesso gratuito ao conteúdo daquela plataforma.
Mas como é que você pode “falar” com o seu cliente sem ser intrusivo, invasivo e inconveniente? Há algumas regras que permitem você se aproximar do seu cliente sem aborrecê-lo.
- Sempre se apresente! A boa educação sempre se faz necessária, passe o tempo que passar. Informe quem é você, o que faz e peça permissão ao anfitrião para enviar as mensagens.
- Não seja afoito! Envie mensagens discretas, objetivas, que não tomem muito tempo da pessoa para lê-las. Revisar os textos é imprescindível. Outro ponto é não usar textos todo construído em CAIXA ALTA. Este tipo de escrita denota uma fala destonada, gritante e desrespeitosa quando o assunto não pede. Lembre-se, um texto correto, sem erros de escrita ou ortografia é uma base importante para uma comunicação clara e confiante.
- Uma imagem é o máximo que você tem permissão para enviar! Como regra pessoal, atenha-se em enviar o mínimo possível de mídias. Lembre-se que elas ficam armazenadas no dispositivo e ocupam memória, reduzindo o desempenho do equipamento e do sistema.
- Procure definir seu público para envio! Não envie suas mensagens para qualquer um. É necessário um estudo de destinatários da sua mensagem. Nem todo mundo quer ou se interessa pela sua oferta, logo segmentar e direcionar é uma ótima opção para evitar transtornos como reclamações, denúncias, comentários inoportunos que podem gerar um possível banimento do seu número por meio das instituições de controle de tráfego de dados.
- Se sua oferta está em um site ou loja virtual, procure dar o máximo de segurança. Hospede seu site em ambiente SSL (quando endereço tem o cadeado) para que seu cliente se sinta seguro e confortável de deixar seus dados. Mantenha uma política de privacidade e de uso de dados visível e de fácil acesso para que ele possa recorrer caso haja algum contratempo. Deixar seus dados de contato sempre à mão é outra forma interessante de demonstrar suas intenções.
- Procure dar ao receptor a opção de “deixar de receber” as mensagens. Garanta que você respeita a privacidade do seu cliente e que ele pode parar de receber as suas mensagens quando ele quiser. E quando ele assim o fizer, cumpra com o combinado.
- Enviar outros conteúdos interessantes! Isso é uma ótima opção para uma constante manutenção do relacionamento com seu cliente. é importante dizer também que não é de bom tom enviar mensagens todos os dias! Para evitar bloqueios e denúncias por envio de SPAM, envie suas mensagens como intervalo de períodos.
- Crie LISTAS de Transmissão! Usando recursos de Listas, você pergunta ao cliente se ele aceita ser incluído em uma LISTA DE TRANSMISSÃO, onde você expõe as regras para que ele não seja incomodado.
Lembre-se que seu produto ou serviço É NECESSÁRIO para muitas pessoas, mas cada cliente aprecia sua individualidade e privacidade. Criar um ambiente saudável de relacionamento com o cliente é uma análise essencial para que seu produto ou serviço seja consumido ou recomendado.
Recomendamos que você consulte uma empresa especializada para fazer suas campanhas, pois geralmente elas possuem recursos e licença para atuar como mensageiros. Com bancos de dados limpos, adquiridos através de pesquisas, captados de acordo com as características do seu empreendimento. Seja para redes sociais, sites de buscas, mensageiros instantâneos ou outros. O ideal é que você invista em qualidade, transparência e competência quando se trata de enviar mensagens de seus produtos ou serviços. Assim, terá mais tempo para investir em outras áreas aproveitando melhor o potencial do seu marketing.