É logotipo ou logomarca? Afinal, não são ambos a mesma coisa?
março 30, 2021QUANTO CUSTA TER MEU CARTÃO PERSONALIZADO?
dezembro 20, 2022Olá! O texto hoje refere-se à imagem ao lado. Você vê qualquer uma delas e imediatamente vem à sua cabeça logotipo, não é mesmo? Então, não posso dizer que está errado, até porque as terminologias corretas são conhecidas por profissionais do mundo da comunicação. Mas é interessante que há sim uma diferença muito peculiar entre cada uma e nos resultados que elas trazem.
Usar uma “marca” já é uma prática que atravessa eras. Antigamente, as famílias tradicionais tinham um Brasão que representava toda a linhagem. Era concedido por reis, imperadores um título por feitos ou alguma relação política. Então criava-se ali o brasão da família que era pintado nos escudos de batalhas, estandartes, placas específicas e indicava que aquele feudo, terras pertenciam à aquela família.
Com o crescimento dos “Burgos”, os negócios também passaram a receber um simbolismo. Por exemplo, os documentos passaram a serem assinados por um selo impresso na cera quente derretida de uma vela. Então, o uso de uma “marca” pra representar uma atividade ou grupo passou a ser algo essencial. Empresas grandes como as que estão na imagem representadas são bem conhecidas por terem suas marcas divulgadas por quase todo o mundo.
Mas vamos falar sobre o que é importante. O que são então essas imagens, já que tem diferenças entre elas?
ISOTIPO
É a parte simbólica da MARCA. Quando a marca é reconhecida sem o texto. Por exemplo, na imagem temos a Nike em dois formatos, mas quando o símbolo aparece sem o TEXTO, ele é chamado de ISOTIPO. Isso é muito comum acontecer. Por exemplo, Se você observar um grande M em formato de “arco dourado/amarelo“, você vai associar ao Mc Donald’s.
Esta marca foi amplamente divulgada, trabalhada e por isso é facilmente reconhecida no mundo inteiro. Nike, Mc Donald’s, Chevrolet, Globo são algumas das Marcas famosas cujo o ISOTIPO tem forte apelo de memorização.
LOGOTIPO
LOGOS vem do Grego que significa MARCA ou PALAVRA. LOFOTIPO Se dá quando a MARCA é reconhecida por apenas seu nome e da forma como ele é escrito. Um exemplo é o da Empresa Microsoft, que desde a sua fundação, utiliza o seu nome como estandarte para o mercado e a mídia.
Hoje ela adotou o Símbolo do Windows (que são quatro quadrados que formam uma janelinha) junto com nome.
Outra clássica é o logotipo do Google, que usa seu nome formado por letras coloridas. A empresa que começou como a gigante das buscas na Internet, hoje possui uma gama enorme de participação na evolução da atual tecnologia. A comunicação foi revolucionada pelo Google que teve seu logotipo mudado, mas hoje é referência de mercado e mídia.
IMAGOTIPO
É quando temos uma combinação do ISOTIPO (imagem) e o LOGOTIPO (palavra/marca). Elas podem funcionar separadamente ou juntas. É quando a marca efetua uma comunicação mais completa e eficaz. Informando a Marca e o nome da Empresa ou produto.
É muito comum e mais eficaz em campanhas para fixar nome e marca. Os receptores traduzem automaticamente e sempre que a marca ou nome é visto, é prontamente associada ao produto ou serviço.
20 Comments
I like it, but all these terminologies make things a little more confusing. I always understood Brand and Logo, but others knew now.
Sandra, thank you very much for your comment. So, these terminologies help the designer to know how to differentiate the need when creating the Brand. But rest assured that you will never be required to know all these “crazy” terms, lol
Sandra, muito obrigado pelo seu comentário. Então, essas terminologias servem para que o designer saiba diferenciar a necessidade na hora da criação da Marca. Mas fique tranquila que nunca lhe será exigido que conheça todos os esses termos “amalucados”, rsrsrsrs
Eu sei, meu nome não tem nada a ver com o meu e-mail rsrsrsrsrs. Mas a Kathryn foi uma personagem que criei para um Blog há alguns anos atrás. Perdi meu e-mail original, então passei a usar o e-mail de cadastro do Blogger rsrsrsrs.
Estava pesquisando na Internet sobre Logotipos e achei o artigo de vocês. fiquei pasma ao descobrir que há mais em Logotipia do que eu imaginava. Se possível, podem me indicar mais artigos? Amo assuntos relacionados à marcas.
Estou fazendo um curso de Design Gráfico na ETEC e comecei a me familiarizar com esse mundo de impressões. A palavra LOGOTIPO sempre aparece em quase toda literatura que pego. No meu entender, logotipo e marca era a mesma coisa, mas lendo o texto, descobri que tem muita coisa a ser vista ainda. Muito obrigado e com a permissão de vocês, vou pegar esse texto para complementar meu trabalho sobre Branding.
Olha que interessante! Trabalho há pouco tempo em um bureau de impressão e já tinha ouvido algo sobre o assunto. Como eram termos que eu ainda não conhecia direito, então me passou despercebido. Lendo esse texto, comecei a ter mais noção sobre esse mundo do qual faço parte agora e me descobri apaixonada.
Achei que faltou algumas coisas. Para quem é leigo tá ótimo, mas para técnicos no assunto, sabemos que faltam coisas. Mesmo assim, excelente que vocês estão preocupados em melhorar a cultura de imagem das pessoas da área.
J. Jota (muito original esse nome). Sim, sua observação quanto ao conteúdo é muito pertinente e realmente nós desenvolvemos para pessoas mais leigas que querem entender melhor essa área. Afinal, os assuntos que abordamos são de certa forma muito técnicos e complexos. Valeu pela força aqui na página!
Onde posso me aprofundar nesse assunto? Vocês dão cursos referente à logotipia e identidade visual?
Olha só, seria até que interessante, não acham?
Ainda não está em nossos projetos Desenhista Flor, mas tem vários vídeos tutoriais no YouTube. Além de quê, se você tiver uma assinatura (qualquer da Adobe) você tem acesso a vídeo aulas com dicas imperdíveis dos caras e eles são féra! 😉
Sou Streamer de Games no YT (não vou colocar a plataforma aqui) e recentemente contratei um designer gráfico para desenvolver minha identidade visual. Gente, nunca que eu ia saber que dava tanto trabalho assim. Me fala uma coisa, nos games, todos aquelas imagens, marcas também passam por esses processos? É incrível como depois que a gente conhece melhor, as coisas passam a ter um valor diferente, não é?
Caro Kun Zeka T.I. na maioria das vezes sim. As desenvolvedoras até contratam terceiros para desenvolver as imagens de seus projetos de games. É um trabalho em conjunto para entregar à todos um produto de qualidade.
Aprendi no meu 3 semestre de Marketing sobre Identidade e Marca. Conteúdo excelente para quem precisa dar aquela clareada nas dúvidas!
Acho que vou me atentar mais para esses assuntos! Vocês autorizam eu colocar esse conteúdo como referência em uma apostila que estou desenvolvendo?
Claro Emmanuel, mas por gentileza dê os créditos, ok?
Pra mim tudo era a mesma coisa ha ha ha ha
Sou uma Franco-brasileira estudante de artes. Meu pai é engenheiro de pontes e viadutos e recentemente me pediu para desenvolver uma nova marca para sua construtora. Quando completei o Job, expliquei a ele todos os parâmetros e características da marca. Ele me encheu de parabéns (é um fofo!) e falou que agora estou responsável pela imagem e identidade da construtora dele. Mas eu não disso a ele que peguei umas “dicas” na internet e uma delas foi com vocês! Obrigada SIGMA por disponibilizar esses conteúdos que acrescentam em nossa vida profissional.
Sempre que ouço alguém falando “Logomarca” me dá um nó por dentro. Entendo que para os mais leigos isso não signifique nada, mas ouvir publicitários e estudantes de publicidade falando isso é muito triste. Posso estar exagerando Sigma, mas é que eu simplesmente não suporto esses erros crassos. Seu artigo é excelente e muito elucidativo, parabéns!
I think that what you posted was very logical. But, what about this?
suppose you were to write a killer headline? I ain’t suggesting
your information isn’t good, but what if you added something that grabbed
folk’s attention? I mean Logotipo e Marca, partes diferentes de
uma representação – SIGMA is a little plain. You should look at Yahoo’s front page and
see how they create article headlines to grab viewers interested.
You might add a related video or a related pic or two to grab people excited about what you’ve got to say.
Just my opinion, it might make your posts a little livelier.
Olá, muito obrigado por sua contribuição! Realmente um título bem estruturado aliado a uma imagem ou vídeo é bem atrativo ao leitor. Nós publicamos este artigo no início de nossas operações com a estrutura nova, portanto não tivemos, naquela época essa atenção que temos hoje com nossos artigos.
Agradecemos por sua colaboração e ter desprendido esse tempo valioso para nos dar essa dica.
Grande abraço,
Equipe Sigma Publicidade
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Hello, thank you very much for your contribution! Really a well-structured title combined with an image or video is very attractive to the reader. We published this article at the beginning of our operations with the new structure, so at that time we did not have the attention that we have today with our articles.
Thank you for your collaboration and for taking the valuable time to give us this tip.
Big hug,
Sigma Advertising Team
Adoerei artigo!
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