É muito comum que as pessoas confundam ou façam uma “fusão” entre marketing e publicidade, e assim, não entendam bem qual é a diferença e achem que ambos são a mesma coisa. Mas marketing e publicidade não são sinônimos, apesar de estarem conectados um ao outro. Por isso, vamos explicar as características de cada um e qual sua ligação…
Desenvolve uma série de atividades para conquistar os clientes. A comunicação da empresa, também faz parte desse planejamento. O marketing também define quem é a empresa, quem são seus clientes, quais os diferenciais dos produtos e serviços, etc.
Já a publicidade é a difusão de ideias. É tornar algo público, ou seja, é a divulgação dos produtos e serviços. Refere-se à propaganda comercial, sendo eles, os anúncios das empresas e marcas destinados ao comércio. Seja na televisão, nos jornais, na internet ou outros meios.
Na publicidade, é trabalhada a forma como que um produto, pessoa ou marca serão divulgados, postos em evidência no Mercado. No Marketing tem Publicidade? Sim! E na Publicidade há presença do Marketing? Sim! Mas como se dá isso?
O termo em si é somente explicativo, mas tanto o Marketing quanto a Publicidade estão interligados por sua atividade. Como quase tudo o que fazemos está ligado à venda, precisamos sempre promover essa atividade envolvendo produto, serviço ou marca. Pense na Publicidade como o meio de “falar bem ou mal” de algo. Através de veículos específicos como Revistas, Jornais, Impressos, TV, Rádio ou o próprio boca-a-boca. São meios de levar a informação que se deseja, sendo ela positiva ou negativa. Negativa também? Sim, claro! Afinal, a promoção de um nome, produto ou serviço está intrinsicamente ligado à quantidade de vezes em que ele é pronunciado. Já se ouviu aquela máxima “fale bem ou fale mal, o importante é que fale de mim”… A Publicidade luta contra o esquecimento, o ostracismo e tem como objetivo exaltar e por evidência. A Publicidade está mais ligada em ganhar a CONFIANÇA do público do que em VENDER especificamente.
O Marketing vai aproveitar essa popularidade, confiança sobre um produto, serviço ou marca e criará as estratégias de vendas através de pesquisas e estudos de público consumidor.
34 Comments
É mesmo muito interessante que, mesmo sendo diferentes estão intrinsecamente ligadas. Publicidade, Marketing e Propaganda são ferramentas essenciais para a prosperidade de qualquer empreendimento.
Muito boa a Matéria! Muito instrutivo, eu realmente achei que fossem tudo a mesma coisa. Mas há muitas diferenças e características, parabéns mesmo!
Obrigado pela dica
Estou ansioso por novas matérias
“A propaganda é a alma do negocio”
Interessante a matéria. Acreditava que a Propaganda, o marketing e a publicidade eram sinônimos.
¡Hola, saludo!
Mi nombre es Augusto Bravaz y recientemente comencé en el campo del marketing y la paublicidad en Arrow, agencia de marketing aquí en Castilla en España. Fue una sorpresa agradable descubrir que el marketing es emocionante y nos hace “despertar” todos los días queriendo hacer más de lo que se hizo el día anterior. Me encantó tu artículo, fue muy útil para mí dentro de mis tareas aquí en la agencia. Tuve que usar el traductor de Google, porque algunos términos que no entendía, aunque el idioma portugués estaba muy cerca del español. Me gustó mucho y a partir de ahora seguiré cada artículo que publiques … ¡LOL ganó un fanático español!
Gracias por la atención,
Augusto Bravaz
Comunicación y marketing de seta
Castilla, España
Olá Augusto, ficamos muito felizes com a sua mensagem. Isso mostra que nosso conteúdo é sem dúvida de interesse para muitas pessoas e que está ajudando alguém. Isso nos deixa felizes, mas ainda não tão satisfeitos, porque queremos ajudar mais e mais o quanto pudermos. E não se esqueça que você faz parte disso. Seus comentários encorajam outras pessoas a buscarem bons conteúdos na internet.
Um grande abraço de toda a equipe e te desejamos muito sucesso em sua jornada no mundo do Marketing.
Sigma Publicidade
São Paulo, Brasil
Sabemos da importância de ambos e é incontestável mesmo. Afinal, de que adianta ter o site mais bonito e funcional se ninguém souber que ele existe?
Ou ainda ter um artista com a voz mais bonita já vista e não divulgá-lo, fazendo assim não ser conhecido do público.
Para nós do ramo musical, o Marketing é sim uma ferramenta essencial.
Para o mercado econômico é responsável por grande parte da movimentação econômica comercial.
Muito bom o trabalho de vocês, ótimo tema abordado.
Agradecemos muito Wilbert!
A chancela de vocês nos motiva a cada dia trabalhar melhor e com mais afinco para trazer os melhores conteúdos.
I’m a manager at a betting company (app) here in Toronto, Canada.
In our industry, we have several responsibilities and one of them is to create awareness marketing for our users.
That’s why, when reading this article presented by my collaborator, I thought it would be interesting to bring you my impression of the subject.
Congratulations on clarifying and clarifying the terms.
Sou gerente de uma empresa de apostas (aplicativo) aqui em Toronto, Canadá.
No nosso ramo, temos várias responsabilidades e uma delas e fazer um Marketing de conscientização para nossos usuários.
Por isso que, ao ler este artigo apresentado pelo meu colaborador, achei interessante trazer a vocês essa minha impressão do assunto.
Parabéns pela elucidação e esclarecimento dos termos.
A publicidade é uma das áreas mais importantes do mundo moderno. Tudo, praticamente tudo que é vendido teve alguma ação de Marketing.
Sou estudante de Publicidade, estou no primeiro semestre e sempre foi uma área que me fascinou.
Obrigada SIGMA por esse material. Tenham certeza que meu currículo estará aí para eu fazer meu estagio (quem não lança a linha, não pega o peixe).
Olá Sigma Publicidade, tudo bem?
Aqui na Próton gostamos de ideias, inciativas e novas possibilidades. No mundo de hoje, apesar de globalizado, as pessoas ainda alimentam um certo egoísmo em relação a compartilhar informações com as outras. O que vemos claramente que não é o caso de vocês. Esses artigos sobre Marca, Logotipo, são verdadeiras pérolas que todo profissional de Marketing e Publicidade precisa saber. Agradecemos sua generosidade em compartilhar esse conhecimento.
Nem sempre concordamos com tudo até porque seria um mundo muito chato se ninguém tivesse uma opinião contrária.
Mas, preciso admitir que depois que começamos a investir em Marketing Digital aqui na Amaral Motors, as vendas melhoraram e muito.
Uma outra coisa que reparamos é que a nossa popularidade cresceu e nossos clientes, por interagirem conosco através das redes sociais, passaram a nos tratar de maneira totalmente diferente. Estão até trazendo novos clientes.
Gostei do seu artigo sobre a importância do Marketing para empresas e como hoje em dia ele está acessível graças à internet.
Olá, sou DJ profissional e estava lendo algumas matérias do seu site sobre Redes Sociais.
No meu ramo de atividade, hoje em dia, as Redes Sociais vieram como uma ferramenta muito boa para a divulgação dos nossos trabalhos. O que antes demorava muito para chegar nas pessoas, através das Redes Sociais muitas pessoas tem acesso ao meu trabalho hoje em dia.
Por isso que ter um bom marketing e uma assessoria de qualidade é essencial para quem quer evoluir na carreira ou como empresa.
Valeu pessoal, excelente trabalho o de vocês.
D.J. Richard
Richard, ficamos muito felizes com o seu feedBack e esperamos que as novas postagens venham te agradar tanto quanto essa que você leu.
Grande abraço e nossos sinceros desejos de sucesso.
Hello, my name is Jeff Patrick and I am a professional DJ. I have played for major labels and at major events such as Lala Land Fantasy, Tomorrowland and other festivals such as the one in Berlin, Germany. My field of work requires a lot of marketing, a lot of promotions and that my image is always presented in a positive way so that there is always greater appreciation of my professional persona. I loved reading this article. It has a lot of clarification about many things that I myself implement in my work. I hope you don’t mind, I don’t speak the Brazilian language very well (I learned that it is written with an “s” and not a “z”) so I used Google Translate to write my text. I hope I didn’t make any mistakes. If I did, forgive me or blame Google ha ha ha ha ha…
Olá Jeff, ficamos muito felizes com a sua mensagem! É de fato muito importante o marketing bem aplicado no seu trabalho. Sob uma forte análise, estudos e outras formas, você precisar estar atento e informado sobre o mercado da música e eventos e o mesmo vale para o mercado em relação à você. Na Sigma (Soluções Inteligentes na Gestão do Marketing Aplicado) temos um cuidado muito especial com esse mundo da música e eventos. Quando estiver fazendo shows no Brasil (você está correto, é com “S” e não com “Z” que se escreve), convidamos você a conhecer nossa agência e tomar um bom café brasileiro conosco.
Hi Jeff, we are very happy to hear from you! Marketing that is well applied to your work is indeed very important. Through strong analysis, studies and other methods, you need to be aware and informed about the music and events market, and the same goes for the market in relation to you. At Sigma (Intelligent Solutions in Applied Marketing Management) we take special care of the world of music and events. When you are doing shows in Brazil (you are correct, it is written with an “S” and not a “Z”), we invite you to visit our agency and have a good Brazilian coffee with us.
Jeff escreveu:
Olá, meu nome é Jeff Patrick e sou DJ profissional. Já toquei para grandes selos e em eventos grandes como a Lala Land Fantasy, Tomorrowland e outros festivais como o de Berlim, na Alemanha. Minha área de atuação necessita muito do Marketing, muito de promoções e que a minha imagem fique sempre exposta de forma positiva para que haja sempre um valorização maior da minha pessoal profissional. Adorei ler este artigo. Tem muito esclarecimento sobre muitas coisas que eu mesmo implanto nos meus trabalhos. Espero qu enão se importem, não falo o idioma do Brasil muito bem (aprendi que se escrece com “s” e não com “z”) então, usei o Google Tradutor para redigir meu texto. Espero não ter cometido nenhuma gafe. Se foi, perdoem ou culpem o Google ha ha ha ha ha…
Привет, друзья из Бразилии, вас приветствует Алексей Дранов, я веб-дизайнер и у меня есть страница комментариев к фильмам и играм в TikTok. Я прочитал вашу статью о маркетинге и рекламе, и мне было очень интересно. Я попросил своего брата Марко помочь нам сделать более привлекательный контент по вашему совету. Нам нравятся ваши посты, хотя некоторым предложениям для нас не хватает контекста, но большинство из них мы можем понять. Крепко обнимаю твоих русских друзей!
Hi friends from Brazil, greetings from Alexey Dranov, I am a web designer and I have a comment page for movies and games on TikTok. I read your article about marketing and advertising and it was very interesting. I asked my brother Marco to help us make more attractive content based on your advice. We like your posts, although some sentences lack context for us, but most of them we can understand. Big hugs to your Russian friends!
Olá amigos do Brasil, saudações de Alexey Dranov, sou web designer e tenho uma página de comentários para filmes e jogos no TikTok. Li seu artigo sobre marketing e publicidade e foi muito interessante. Pedi ao meu irmão Marco para nos ajudar a fazer um conteúdo mais atraente com base em seus conselhos. Gostamos de suas postagens, embora algumas frases não tenham contexto para nós, mas a maioria delas podemos entender. Grandes abraços para seus amigos russos!
Alexey, ficamos muito felizes com o seu comentário, mesmo! Veio de tão longe e agora está enriquecendo nossa lista de amigos. Agradecemos por acompanhar nossas postagens e queremos vocês russos sempre pertinho da gente, com sua cultura magnífica. Quando puder, made o seu “@” do Tik Tok para nós apreciarmos o seu conteúdo. Grande abraço de toda a equipe Sigma Publicidade.
Hello everyone at Sigma Publicidade, how are you? I’m a graphic arts student in Los Angeles and a friend of mine used an article of yours to present her final course work at our college. I loved the type of content and how explanatory you made it. I took the liberty of using some excerpts for my final course work as well. I hope you won’t be mad at me, will you? If I need to, I’ll buy your article, it was really good. I’m immensely grateful for the existence of people who publish content like you do, it really helps those of us who are just starting out in this area. Big hugs from me and Kimberlly.
Olá pessoal da Sigma Publicidade, como estão vocês? Sou estudante de artes gráficas em Los Angeles e uma amiga minha usou um artigo de vocês para poder apresentar a conclusão de curso dela da nossa faculdade. Adorei o tipo de conteúdo e como vocês deixaram explicativo. Toimei a liberdade de pegar alguns trechos para o meu trabalho de conclusão de curso também, espero que não fiquem bravos comigo, ficaram? Se precisar, eu compro o artigo de vocês, ficou muito bom mesmo. Agradeço imensamente por existir pessoas que publicam conteúdos assim como vocês fazem, ajudam muito nós que estamos começando nessa área. Grandes abraços, meus e da Kimberlly.
Dear Robert, you do not have to pay for our content published on the website. It is free to consult and use. It is very satisfying for us to know that our knowledge helps young people like you to enter this competitive world of Advertising and Marketing. We wish you and Kimberly all the best in the world and that you are very successful in the field you have chosen. A big hug from the Sigma Advertising and Marketing team.
Caro Robert, de maneira alguma você precisa pagar por nosso conteúdo publicado no site. Ele é gratuito para consulta e uso. Para nós é muito satisfatório saber que os nossos conhecimentos ajudam jovens como você a ingressar nesse mundo concorrido que é a Publicidade e o Marketig. Desejamos à voce a Kimberlly toda a boa sorte do mundo e que vocês tenham muito sucesso na área que escolheram. Um grande abraço da equipe Sigma Publicidade e Marketing.
Привет всем в Sigma Advertising and Marketing. Мне очень понравилась эта статья. Я также рекламодатель, и мне был интересен ваш подход к маркетингу в западной части Южной Америки. Наши методы имеют некоторые особенности, но по сути мы похожи, поэтому это и привлекло мое внимание. Продолжайте в том же духе, желаю вам успехов.
Hello everyone at Sigma Advertising and Marketing. I really enjoyed this article. I am also an advertiser and was interested in your approach to marketing in the western part of South America. Our methods have some differences, but at the core we are similar, so that is what caught my attention. Keep up the good work, I wish you success.
Olá a todos da Sigma Publicidade e Marketing. Gostei muito deste artigo. Também sou publicitário e fiquei interessado na sua abordagem de marketing na parte ocidental da América do Sul. Nossos métodos têm algumas diferenças, mas no fundo somos semelhantes, então foi isso que chamou minha atenção. Continue com o bom trabalho, desejo sucesso.
Olá Anthony, estamos felizes por seu comentário.
é inacreditável o número de pessoas dessa parte do mundo que comentam nossos artigos!
Pode apostar que continuaremos a postar sempre bons artigos e tendo a certeza da qualidade dos textos.
Grande abraço aqui dos amigos do Ocidente na América do Sul.
Adorei, parabéns pelo texto!
Obrigado Ronalda!
Comentários como o seu alegra o nosso dia!
Grande abraço!
Sinceramente, depois de 6 anos nessa área, sinto-me frustrado ao ler textos como esse. Meu nome é José Carlos Trindade e sou gerente de Marketing de uma grande rede lojas aqui em SP. Eu realmente amo Publicidade e Marketing, sempre amei, mas a verdade que encontro na prática é muito distante do que nos foi dito na faculdade. Lá, parecia tudo tão dinâmico e cheio de oportunidades, mas a realidade tem sido um jogo de prazos e metas impossíveis, com desafios exaustivos e recompensas que, até agora, são bastante amargas.
Claro, Marketing e Publicidade são áreas interligadas, como o texto aponta, mas a teoria é apenas uma parte da história. O que ninguém te conta é o desgaste diário, os baixos ganhos iniciais e o constante sacrifício pessoal para tentar atingir objetivos que parecem inalcançáveis. Isso sem mencionar as horas extras não remuneradas, a pressão por resultados que você, muitas vezes, não consegue controlar, e a sensação de que, apesar de todo o esforço, os frutos que colhemos são, no mínimo, decepcionantes.
Eu não desisti ainda porque, de fato, amo o que faço. Mas gostaria que tivessem sido mais honestos desde o início sobre o quão desgastante essa jornada pode ser.
Olá, José Carlos!
Antes de mais nada, quero te dizer que você não está sozinho. Muitos profissionais da área, inclusive eu, já passaram ou ainda passam por essas frustrações que você mencionou. O mundo real da Publicidade e do Marketing, de fato, é bem diferente do que nos foi mostrado na faculdade. E sim, os prazos, as metas, o desgaste físico e emocional podem ser devastadores em alguns momentos.
No entanto, é importante lembrar que essa árdua caminhada também nos fortalece. O fato de você ainda estar aqui, mesmo diante de tantos desafios, mostra o quanto você é resiliente e apaixonado pelo que faz. O Marketing pode ser ingrato às vezes, mas são profissionais como você que mantêm o setor vivo e inovador. E é justamente nos momentos difíceis que desenvolvemos as habilidades mais valiosas – gestão sob pressão, criatividade em meio ao caos, e, claro, aquela capacidade de reerguer a cabeça e seguir em frente.
Nós, seus pares, também enfrentamos essas batalhas diariamente. E saber que não estamos sozinhos, que outros compartilham desse mesmo fardo, já torna a caminhada um pouco mais leve. Acredite, seus esforços, por mais invisíveis que possam parecer agora, estão construindo algo grande. O sucesso e as recompensas chegam com o tempo, e, mesmo que não venha da forma que imaginamos, cada pequena vitória conta.
Continue fazendo o que ama, porque, no fim, é isso que nos sustenta. Estamos juntos nessa!
Abraço!
Há alguns pontos no texto que ainda não consigo concordar, porém, é claro que neste mundo não pode agradar a todos.
Trabalho em uma grande indústria de Tratores e Máquinas pesadas. Nosso departamento de Marketing é bastante diverso e trabalha lado a lado com todas as áreas da empresa (é incrível como o Marketing precisa ser “poliglota” dentro do negócio.
Como um introdutório aos iniciantes ao Marketing este texto está muito bom, porém é o que eu falo, nenhuma faculdade conta (mostra) a verdade daqui de fora. Os desafios constantes, prazos apertadíssimos, os inconvenientes, imprevistos, as horas de sacrifício. Isso vem com a prática dos anos de atuação.
Parabéns pela inciativa, gostei do conteúdo.
Olá, Cláudio!
Agradecemos muito pelo seu comentário e por compartilhar sua experiência conosco. É sempre enriquecedor ouvir a visão de profissionais que, como você, vivem o Marketing de forma tão intensa e integrada a outros departamentos. Concordamos que, na prática, o cenário é bem mais desafiador do que qualquer teoria pode mostrar.
Realmente, o Marketing precisa ser “poliglota” para conectar diversas áreas da empresa, e essa visão ampla vem, como você bem disse, com os anos de atuação e adaptação aos imprevistos do dia a dia. E, claro, cada setor tem suas peculiaridades – na indústria pesada, os desafios e prazos devem ser ainda mais intensos!
Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo, e seu feedback é valioso para continuarmos aprimorando nosso material.
Um grande abraço e sucesso em sua jornada!
Estou terminando meu curso de Publicidade e Marketing na faculdade.
Lendo o artigo de vocês vejo a diferença entre os ambientes do aprendizado e da vida real.
Eu trabalho em uma agência aqui no RJ e a correria é intensa.
Lido com atendimento pós vendas, problemas aos montes, desabafos, altas conversas e é por aí
que já vejo o que vocês falam sobre a diferença entre o Marketing e a Publicidade.
Grande abraço a todos e aguardo novo artigo.
Olá, Janaina!
Que bom receber sua mensagem! Ficamos muito felizes em saber que nosso artigo fez sentido para você e que conseguiu observar essas diferenças na prática. Realmente, o dia a dia em uma agência pode ser uma verdadeira correria, e é incrível como a experiência real amplia nossa visão além do que aprendemos em sala de aula.
Seu trabalho no atendimento pós-venda, lidando com as complexidades e os desafios diários, sem dúvida te dá uma visão privilegiada sobre a importância de entender as nuances entre Marketing e Publicidade. Esse aprendizado na prática é essencial para se destacar na área!
Agradecemos pelo carinho e pela leitura. Fique ligada, que logo teremos mais conteúdos!
Grande abraço!
Olá pessoal da Sigma Publicidade, tudo bem com vocês?
Eu sou gerente de contas da MegaBoom Store e adorei a matéria do site.
Quando entramos nesse mundo louco, a gente acaba ficando um pouco perdido
e é muito legal que tenham pessoas como vocês que se propõem a ajudar os
novatos como nós.
Muito obrigada e aguardo o próximo artigo!
Olá Paula, estamos ótimos e muito mais agora com essa sua manifestação.
De fato o mundo do Marketing e da Publicidade é um doideira só, mas há
de concordar que é muito gostoso quando esse jogo é feito de forma
saudável, não é mesmo?
Um grande abraço e pode deixar que em breve teremos mais materiais de
especialistas para vocês.