É logotipo ou logomarca? Afinal, não são ambos a mesma coisa?

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Basta olhar uma maçã mordida para pensar “Apple”. Ou então ver as curvas sinuosas da Coca-Cola para perceber que você já viu aquele design tão característico em algum lugar.

E, a partir disso, muitos se perguntam: logotipo ou logomarca? Como distinguir?

Calma! Vamos falar sobre o que é cada um, mostrando as semelhanças e as diferenças. O principal é saber que elas são um item fundamental para a construção e para o fortalecimento da sua marca:

Logotipo ou logomarca?

Há quem diga que são a mesma coisa ou que o nome não faz diferença. Mas conhecimento é sempre importante e certamente vai te ajudar um bocado nas reuniões sobre marca e identidade visual com o time de design gráfico.

Não é nada difícil: a maioria das marcas é composta por 2 itens: a parte escrita e um desenho.

Voltando ao exemplo do início do post, é a maçã mordida + Apple. A partir desse exemplo fica mais fácil perceber quem é quem no design.

Logotipo é a parte escrita (o nome da marca) de forma estilizada juntamente com o símbolo/desenho.

Isso não significa, porém, que uma marca seja obrigada a ter ambos na composição da sua identidade visual.

Um bom exemplo é Coca-Cola. E ele funciona por 3 motivos básicos:

  • nome pouco comum;
  • termo que “pega fácil”;
  • força da própria marca.

Já outras têm uma marca tão forte que funcionam mesmo sem o logotipo (parte escrita): a grande concha amarela e vermelha da petrolífera Shell é o exemplo perfeito disso.

É correto falar Logomarca?

O termo é formado pela união de duas palavras: logo + marca. “Logos” vem do grego e significa significado, conceito. Marca origina-se da palavra germânica “marka” e tem o mesmo significado do termo “logo.”

Portanto logomarca significaria “Significado do Significado” ou “Conceito do Conceito”. Entende-se então que, logomarca não é o termo mais correto.

No entanto, logomarca pode ser substituído pelo termo “marca”.

Quais são os pontos em comum?

Agora que as diferenças entre ambas ficou clara, é hora de falar sobre as similaridades.

Seja logotipo ou marca, uma característica em comum está na força da sua composição gráfica. Explicando: cores ajudam o seu público a entender mais sobre o que é o seu negócio.

Não é à toa que McDonald’s é vermelho e amarelo. Essa mistura estimula o consumo e, ao mesmo tempo, é forte demais para que você permaneça no ambiente por muito tempo — a exata ideia do fast-food.

Outro ponto em comum é que ambas precisam ser legíveis e escaláveis, ou seja, precisam poder ser aplicadas em qualquer tamanho sem perder a qualidade.

Por que eles são tão importantes?

Humanos são seres visuais. É por isso que o design e a identidade visual são tão importantes: fica muito mais fácil assimilar e guardar uma imagem do que apenas um texto.

Veja na prática:

M

ou

Responda sinceramente: qual “M” é mais impactante e atraente?

Vale dizer que logotipo ou marca também ajudam na construção da identidade e até mesmo na relação de confiança com o público. Basta perceber como somos atraídos sempre pelo visual mais adequado ao ramo de atuação da empresa.

Aprendeu a diferenciar logotipo ou marca? Agora estude a marca do seu negócio e veja como melhorar para cativar a clientela.

Fabiano Santos
Fabiano Santos
Publicitário, Designer Gráfico, Professor de Tecnologias Web (PHP, CSS, HTML, ASP, JQery entre outros), músico amador, ciclista, praticante de Wing Chun, Blogueiro bem humorado e articulista de redes sociais. Trabalha na SIGMA PUBLICIDADE como desenvolvedor de soluções Web para empresas, analista de tráfego e estrategista de redes sociais. Especialista em e-Commerce, ADS e CopyWriting.

22 Comments

  1. Isabela disse:

    Achei interessante, porque mostra muitas informações que realmente são importantes, além de tirar uma duvida que muitos tem mas poucos respondem. Achei muito bom esse post!

  2. Gabriel messias disse:

    Esse tema sempre chamou minha atenção, principalmente as marcas mais populares

  3. Vivian disse:

    Termo complexo apresentado de maneira didática e sem mistérios. Gostei da abordagem!

  4. Dietrich Schaubër disse:

    Já tivemos esse debate em sala e realmente, é um engano quando usam o termo LOGOMARCA, porque se torna redundante. Hoje temos o logotipo que simboliza tal qual as casas na idade média que tinham os brasões de família ou os escoceses onde cada Clã possuia uma trama exclusiva no xadrêz do Kilt. Bom artigo, parabéns!

    • admin disse:

      Caro Dietrich, tem mais algumas ressalvas nesse texto ainda que não colocamos para que não ficasse muito alongado.
      Mas iremos melhorar esse conteúdo ou fazer uma nova publicação em breve.

  5. Adriana Figuerôa disse:

    Contratei uma agência há algum tempo atrás para desenvolver uma marca para o meu negócio de produtos orgânicos. Fiquei admirada em descobrir o tanto de coisas que há por trás de uma marca. Eles me entrevistaram, falamos sobre meus hobbies, falamos sobre meus sonhos e projetos, sobre o negócio de alimentos orgânicos. Depois eles montaram alguns exemplos de logotipo (que pra mim eram todos ótimos) que tinham tudo a ver com o que eu faço. Em resumo gente, se você tem um negócio ou projeto, procurem um profissional, vale muito a pena, ótimo artigo.

    • admin disse:

      Adriana, é exatamente assim mesmo.
      Quando se desenvolve uma Marca, muitas coisas são oriundas do proprietário dessa marca.
      Algumas características como a visão do proprietário, os objetivos e todo o trabalho ao longo dos anos pesam muito no desenvolvimento da ideia.
      Existem mais coisas que são envolvidas em um projeto desses, mas o essencial é o que o Cliente transparece para a criação da marca.
      Abraços!

  6. Adriana Figuerôa disse:

    Só aqui vim entender porque minha sobrinha que cursa publicidade vive me corrigindo.
    “Não é Logomarca, é logotipo.”

    • admin disse:

      Adriana, muito perspicaz sua sobrinha.
      Simplesmente achamos fantástico quando temos uma repercussão de nossos textos de modo tão positivo assim!
      MO nosso muito obrigado à você e à sua sobrinha!

  7. Richard Robert White disse:

    Another important point of Advertising and Marketing approached with great propriety.
    I LOVE the texts you publish! Too bad there are so few and so much time in between.
    Waiting for the next text.

    • admin disse:

      “Um outro ponto importante da Publicidade e do Marketing abordado com muita propriedade.
      ADORO os textos que vocês publicam! Pena que sejam tão poucos e muito tempo entre um e outro.
      Aguardando o próximo texto.”

      Nós que agradecemos o seu feed back. Quanto aos textos, iremos publicar mais com menos intervalos. É que são textos preparados e isso leva algum tempo, mas prometemos mais conteúdos de relevância para vocês que nos acompanham.

  8. Richard Robert White disse:

    Very good this article! Particularly I didn’t know about some of the points covered. Reading is easy and quick to understand.

    Congratulations Sigma!

    • admin disse:

      “Muito bom esse artigo! Particularmente, eu não sabia sobre alguns dos pontos cobertos. A leitura é fácil e rápida de entender.

      Parabéns Sigma!”

      Queremos mais pessoas como você, lendo, opinando e deixando suas impressões sobre os nossos trabalhos!
      Agradecemos seu Feed Back!

  9. Amy Johnson disse:

    I think there is some information missing in this article, but to clarify for laymen it’s great. The concept of “Brand” is broader and more complex, but you approached the theme in a playful and simple way. Congratulations to those involved.

    • admin disse:

      Agradecemos o seu comentário Amy e estaremos mais atentos às informações mais exatas dentro deste assunto nos próximos artigos! 😉
      [Thanks for your comment Amy and we will be more attentive to the most accurate information within this subject in the next articles! ;)]

      [I think there is some information missing in this article, but to clarify for laymen it’s great. The concept of “Brand” is broader and more complex, but you approached the theme in a playful and simple way. Congratulations to those involved.]

      Acho que faltam algumas informações nesse artigo, mas para elucidar para leigos está ótimo. O conceito de “Marca” é mais amplo e complexo, mas vocês abordaram o tema de forma lúdica e simples. Parabéns aos envolvidos.

  10. Kalinda India Marketing disse:

    Here in Dhapur, India, we have a very applied Marketing segment for garments.
    The brand is an essential factor that determines the choice made by the customer. There are many cases of counterfeit products and this creates a lot of insecurity in the market.

    Temos aqui em Dhapur na Índia um seguimento de Marketing muito aplicado para vestuários.
    A marca é um fator essencial que determina a escolha feita pelo cliente. Há muitos casos
    de produtos falsificados e isso gera muita insegurança no mercado.

    • admin disse:

      Obrigado Kalinda Marketing. Interessante como são as coisas aí na India, apesar de que nós aqui no Brasil também enfrentamos esses problemas aqui no Brasil (acho que na maior parte do mundo). Mas realmente o trabalho com uma marca é muito importante para manter a integridade da imagem da empresa.
      Muito obrigado por seu contato e esperamos vê-los mais vezes aqui no site novamente.

  11. Reinold Witty disse:

    In Deutschland gehen wir sehr sorgfältig mit Marken um. Toller SIGMA-Artikel.

    • admin disse:

      Na Alemanha temos muito cuidado no tratamento de Marcas. Ótimo artigo SIGMA.
      “In Deutschland gehen wir sehr sorgfältig mit Marken um. Toller SIGMA-Artikel.”

      Agradecemos seu comentário Reinold, muito obrigado pela interação.

  12. Simone Annastasia disse:

    Eu sempre entendi tudo como Logotipo mesmo. Nunca soube a diferença entre Logomarca e logotipo.
    Mas acho que é porque eu nunca trabalhei na área ou estudei sobre o assunto, rsrsrsrs
    Gostei…

  13. Tauane Cristina disse:

    Não se pode deixar de lado as informações hoje em dia. Qualquer um que tenha um celular conectado à internet, não tem mais o argumento de que não sabia de algo, pois a informação se tornou OMNIPRESENTE!

    Pronto, falei!

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