Menu fechado

Estudo revela apostas para o marketing digital em 2020

Conhecer dados e detalhes sobre tendências e apostas, principalmente em segmentos dinâmicos como o marketing digital, é um dos detalhes que antecipam uma estratégia assertiva. Alguns estudos podem ajudar os profissionais do mercado neste sentido. Em parceria com a Social Media Week, a Mlabs, empresa especializada em gerenciamento de redes sociais, desenvolveu a pesquisa “Perspectivas – Mercado Digital 2020”. Para chegar aos resultados da amostra, o estudo ouviu 337 participantes inscritos no Social Media Week São Paulo entre os dias 24 de setembro e 19 de novembro. Dos profissionais entrevistados, 68,2% participam diretamente do processo de decisão da compra de produtos e serviços digitais em suas empresas, entre anunciantes, agências de publicidade ou produtoras de conteúdo.

“Assusta um pouco falar sobre SEO como tendência em 2020, pois a maioria das empresas deveria estar fazendo isso faz tempo” – Rafael Kiso

Seja com relação a aumentar os investimentos ou em outros casos começar a aportar recursos, as tendências apontam alta para três plataformas no topo desse ranking: Linkedin (73%), Instagram (70%) e Youtube (68%). “Em termos de canais, sem dúvida o Linkedin é uma oportunidade e tem pouca gente produzindo conteúdo nesta rede – só 3% da base de usuários ativos. Isso faz com que o alcance do conteúdo seja maior. Sem contar que 45% dos leitores são pessoas ou profissionais de alto nível, como CEO, diretores e VPs”, afirma Rafael Kiso, fundador e CEO do Mlabs.

Quando o assunto é a estratégia digital, as maiores tendências estão centrada em SEO (69%), Branded Content (67%) e Content e Social Ads (60%). Para o CEO da Mlabs, esse recorte do estudo é um indicativo de que a maturidade do mercado brasileiro no meio digital ainda está saindo do básico para o médio. “Assusta um pouco falar sobre SEO como tendência em 2020. Na minha opinião, a maioria das empresas deveria estar fazendo isso faz tempo e manter seus investimentos, não investir mais”, acredita. As apostas maiores são em estratégia são Gamificação (15%), Omnichannel (14%) e Marketing de Causas (12%).

Entre as metodologias, as maiores tendências são o maior investimento em Acessibilidade Digital (70%), Inbound Marketing (68%) e Design Thinking (66%). Apesar de destacar a importância da acessibilidade, Rafael aponta esse como um grande desafio para todo o mercado. “Não é simples fazer com que o seu site ou app se torne acessível. É preciso mudar código, alterar a interface, porém, temos milhões de deficientes visuais no país que são desassistidos”, alerta.

Por fim, como tecnologia, as maiores tendências em termos de investimento estão centradas em Monitoramento (69%), Inteligência Artificial (66%) e Apps Mobile (61%). “Falando sobre Inteligência Artificial, incluindo AIoT, está se tornando claro como a ferramenta pode ser usada em favor dos negócios, mas ainda é algo que fica mais restrito ao conhecimento da equipe de tecnologia e menos do marketing. É um desafio do time de marketing entender um pouco mais sobre AIoT para criar experiências de marca mais efetivas”, finaliza o CEO da Mlabs.

Crédito da imagem de topo: iStock-Chainarong Prasertthai

Fonte do artigo; https://www.meioemensagem.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat aberto
1
Fale com um especialista