Soluções Inteligentes na Gestão do Marketing Aplicado

MENSAGEM DO ESQUILO NO WHATSAPP! O QUE SE DEVE REALMENTE SABER SOBRE ISSO?

04 maio
2018

Olá a todos! faz um tempo que não posto um texto e para falar a verdade, estava mesmo desanimado a fazer isso. Mas, uma coisa hoje me fez sentar diante do teclado e comecei a digitar.

Recebi esta manhã uma mensagem no WhatsApp de uma grande amiga minha que dia:


Fui, pressionei (tenho um software antivirus no meu celular e abri em um sandbox) e realmente a tela congelou. Não dava para digitar, não dava para abrir comandos. Tive que encerrar o aplicativo e abrir de novo. Bacana, mas aí ela me perguntou “como isso acontece?“.

Foi aí que me toquei e fui atrás. Não, não fui no Google (buscador) procurar a resposta pronta. Era preciso algo mais que isso, então, abri o WhatsApp no modo Web no navegador Chrome e ativei o modo inspecionar na mensagem.

Código Fonte da mensagem pelo Chrome

O mecanismo é simples, é um comando “Display: block;” atrelado à uma classe que faz o esquilo da imagem funcionar como um botão de acionamento. Ao pressionar o esquilo, esse comando simplesmente congela a sua tela, bloqueando as funções “touch“. Basta você reiniciar o aplicativo que tudo volta ao normal.

Inocente não acham? Nada disso. Esse comando pode muito bem ser substituído por alguns outros comandos mais maliciosos que podem executar outras funções dentro do seu aparelho sem que você tome conhecimento. E antes de você poder tomar alguma atitude em relação a isso já será tarde demais. Esses comandos podem ser:

  1. um que capture os dados da sua lista de contatos e a envie para outro celular ou computador;
  2. um que ative a câmera do celular em modo stealth (invisível) e comece a transmitir tudo o que você faz ou onde vai para outro celular ou computador;
  3. pode capturar tudo o que você faz no seu celular (uso de aplicativos, senhas, conversas) e enviar para outro celular ou computador;
  4. pode formatar seu celular fazendo você perder todo o seu conteúdo;
  5. pode infectar sua lista de contatos e se auto enviar para todos eles e criar uma epidemia de algum tipo de TROJAN;

Enfim, uma série de coisas pode acontece (só citei 5 delas). Acha paranoia, besteira, remota a chance de acontecer, fantasia sobre estórias de hackers?
Experimenta então clicar nessas promoções que vem da NATURA, AVON, CACAU SHOW, KÖPENHAGGEN e outras que oferecem produtos gratuitos se você clicar ou pressionar o link exibido. Aí você me diz se é paranoia.

Os bandidos não são somente aqueles que apontam armas para roubar celular em pontos de ônibus, que roubam das vítimas carteira ou tênis. Esses são os piores, eles usam um conhecimento que você muitas vezes não tem defesa.

Esses cibercriminosos são mestres da malandragem e estudam muito antes de agir. Eles estudam suas vítimas por dias, semanas, meses e até anos. Com essas informações coletadas, eles desenvolvem um método de abordagem. Geralmente é uma frase aliada à uma foto, um texto bacana e motivador, uma promessa de vídeo ou áudio engraçados, pornografia, e outras iscas mais.

Essa mensagem do esquilo pode muito bem ser teste para saber o raio de alcance pelo WhatsApp antes de ter seu conteúdo modificado. Eles estudam o comportamento dos “portadores” (geralmente é quem vai ser infectado e disseminar a mensagem) e até fazem amizades, e influenciam. Assim, quando a vítima inicial receber a mensagem vinda de alguém conhecido, não vai suspeitar e vai por em funcionamento.

Existem delegacias para esses casos e eles estão até as tampas de inquéritos para resolver. Não se ache o sabidão, não vá clicando em qualquer coisa e não vá achando que você é invencível ou intocável. Esses são os que mais caem nos golpes.

Valeu galera! Até a próxima!

admin
author

Uma Agência Digital com recursos para o melhor Marketing Digital para o seu negócio ou empresa.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *